terça-feira, 2 de junho de 2015

Grécia

Nos herdamos da Grécia Antiga, que se localizava do sul da penisula balbanica, ao lado da ilha do mar egeu que se localiza a direita da Asia menor, gama de conhecimentos filosóficos e cientificos, além de padrões de beleza.

As populações que existiam na Grécia eram chamados de Creta, cuja capital era Cnossos. Esses povos exerceram hegemonia, controle politico pelos talassocracias, descendentes dos Minos, dispuseram-se de dois tipos de escrita: Linear A e B. As mulheres diante esses povos eram livres e possuíam direitos graças a Deusa Mãe, que era considerada um simbolo religioso para eles.

Porém, no séc. XV a.c os Aqueus invadiram suas terras dando origem a outros povos: o creto-micenica, fundando as cidades de Mecena, Tirinto e Argos. Posteriormente foi Eólios, que fundaram Tebas, os Jonios, que fundaram Atenas e os Dórios com Esparta, o que explica o fato do espirito guerreiro presente nos espartanos, já que receberam essa característica dos dórios.

Aqueus-Micenas
Eólios-Atenas
Jonios-Tebas
Dórios-Espartas

Primeira Diaspora- processo pelo qual povos migraram para as ilhas do egeu e a Asia menor por conta do dórios que estavam invadindo a Grécia, esse tempo é conhecido como tempos homérios.

Tempos Homéricos eram conhecidos como a formação das comunidades gentílicas, nos quais a população era dividida em genes e eram administrada pelo pater, que era visto como uma figura paternal, o chefe, vivendo em uma comunidade coletiva.

Porém, esses genes começaram a guerriar por terras, o que os levou a agrupar mais e mais, chegando ao ponto de ocorrer divisões desiguais, e o aumento desses grupos fez surgir as cidades-estado, ou polis e todo esse processo de tensões por terras foi conhecido como Segunda Diáspora.

O que se tinha antes era um sistema democrático, onde todos trabalhavam por todos e todos por esse individuo, porém com o aumento da população, que gerou divisão de terras incertas, que gerou desigualdade, que gerou lutas, devemos perceber que temos o surgimento de um sistema oligarquio, onde um grupo pequeno de pessoas com interesses e posses semelhantes vão controlar a grande massa.

A parir dai, podemos falar de Esparta, que era uma sociedade oligarquia, e Atenas, que vivia sob uma democracia.

Esparta era uma cidade que vivia das guerras, sua classe social se dividia em tres grupos; Espartanos, Periecos e Hilotas. Os espartanos eram os guerreiros, que desde seu nascimento estava trassado a viver uma vida sob treinamento, o sentido pelo qual ele tinha vida era isso, apenas.

Os periecos eram a classe média que tinha lá alguns direitos e também eram comerciantes. Por fim, temos os helotas, que eram os escravos que cuidavam das terras e trabalhavam para os espartanos, que por sua vez também poderiam ser obrigados a lutar caso lhes esse ordenado.

De maneira geral sob esse aspecto, pode-se dizer ironicamente que a classe mais alta sofria tanto quanto a base. 

terça-feira, 26 de maio de 2015

Iluminismo

Pensadores como Descartes, Isaac, tinham uma filosofia inversa a de pensadores do Antigo Regime como Machiavel. Descarte por exemplo, defendia a razão, Newton defendia que o universo poderia ser explicado pelas leis físicas e não por crenças divinas,

 Lock realizou analises políticas e sociais, na qual acreditava que o ser humano era capaz de construir sua própria felicidade e que possuía uma bondade natural, também acreditava nos direitos naturais de cada ser, e qual seja o governador, ele deviria lhe garantir esses direitos e caso se opunha, esses seres tem o direito de fazer uma rebelião. Sua obra, ficou como sendo a base para uma democracia liberal. 

Montesquieu acreditava que uma só pessoa não poderia exercer todas os setores administrativos, que tenha de existir uma divisão equilibrada de funções. 

Voltaire era conhecido por criticar a igreja católica, mas não deixava de crer em deus por isso. Ele também propunha um governo baseado nas ideias dos filósofos. 

Jean crítica o absolutismo, e um pensamento de Montesquieu, em que o mesmo dizia que o ambiente determinava o caráter de um povo, e Jean rebate essa dizendo que a natureza é sempre a mesma em todos os lugares. 

Economistas do Iluminismo 

A nova ideia desse tempo era a fisiocracia, que significa poder da natureza. Esses economistas defendiam o fim do mercantilismo e acreditavam na força da natureza como inicial. 

A Enciclopédia 

Eram resumos sobre os pensamentos filósofos onde podemos encontrar temas como a razão, a substituição da fé, atividade científica, crítica a igreja católica, ao clero etc. 

O Despotismo Esclarecido 

Era baseado em uma reforma política, em que se propunha a racionalização da administração, diminuição de impostos e incentivo a educação. 




Mercantilismo

A América Espanhola

Seus conquistadores foram:

- Hernán Cortez (México)

-Francisco Pizarro e Diogo Almagro (Peru)

Foram eles que iniciaram a colonização nestes lugares durante os séc. XVI e XVII. De cada lugar eles extraiam algo:

- Peru e Bolívia - Metais preciosos

- Chile - Bens agrícolas

- Argentina - Pecuária e tecidos

Além na mita (onde os escravos eram levados as minas para extrair metais, e milhares deles morreram por doenças, fome e agressão física), tínhamos a encomienda, processo pelo qual a cora ordenava para que o encomendero capturasse indígenas para servirem como servos.

Os colonizadores tinham uma base política/social dentro das colonias:

- Chapetones - Comandava a justiça e administração da colonia

- Clero

- Criollos - Proprietários e comerciantes presentes nas camaras municiapais, denominadas de cabildos ou ayuntamientos

- Mestiços - Filhos de espanhóis, eram artesãos e administradores

- Escravos negros - considerados insignificantes

- ÍNDIOS - maior população e eram submetidos a mita e a encomienda

Possuíam também sedes de administrações como:

- Conselho Real e Supremo das Índias - Na qual servia para controlar a colonização

- Casas de Contratação - Na qual se arrecadavam impostos

Vale lembrar, que as ligações entre colonia-metropole eram feitas através do porto seguro

A América Inglesa

A colonização inglesa só se deu no reinado de Elizabeth I, onde a primeira província conquistada foi no meada de Virgília. Como vimos anteriormente, a América do Norte estava sendo dominada pela Espanha, porém agora a Inglaterra estava com tudo e avançando, fazendo com que as duas metrópoles se guerriasem, assim, Espanha perde e Inglaterra se torna dominante.

O inicio não foi fácil, foram mandadas tres expedições para colonizar a América e não deu certo. Mais tarde, tudo começou a andar graças a grande população que emigrava para lá. E utilizando tres colonias, as do norte exerciam o papel da manufatura, autonomia e mercantilista, já ao sul se produzia a matéria prima que iria ser transportada para as metrópoles

Na primeira província, se produzia o tabaco, e a partir dai se deu espaço ao índigo, arroz e algodão, e claro, um sistema denominado Plantation, onde os proprietários mandam a mão de obra produzirem matéria prima para enviar para as metrópoles.

A América Francesa

A França ocupou o território correspondente hoje pelo Canadá, eles extraiam madeira, pelas e ainda participavam do comércio de indígenas, porém por estar envolvido em guerras, perdeu seus territórios.

Holanda - A mesma conseguiu sua colonização em luta contra a Espanha e com a criação da Companhia das Índias Orientais 

sábado, 23 de maio de 2015

Garota Exemplar | Segundo Trailer Legendado HD | 2014

Garota Exemplar | Segundo Trailer Legendado HD | 2014








Temperaturas (C,F,K)

C° = 0 - 100

F° = 32 - 212

K° = 273 - 372
C° - F° ou F° - C° : C/5 = F-32/9

C° - K° ou  K° - C° : C = K - 273

K° - F° ou F° - K° : K - 273/5 = -54,6 f- 32/9


Calor é transmissão de temperatura


Temperatura é agitação das moléculas 

Lei da Inercia

1° Lei - A lei da inercia

A primeira lei diz que os corpos ficam em movimento constante até que se aplique uma força sobre ele, o tornado inercio. Quanto mais massa, mais inercia.

Isso justifica o uso do cinto de segurança, uma vez que quando um corpo para o outro continua em movimento constante.

Formula ! Fr = m . A

O corpo vai permanecer se movimentar constantemente até que haja atrito, ou seja, alguma coisa que o pare ou empurre.

Dica para questões:

Quando duas forças estão indo para uma direção juntas, soma

Quando duas forças estão indo em direções opostas, subtrai 

Termodinamica


Conceito: A termodinâmica é a transformação de calor em trabalho e vice - versa.

  • Energia externa - é a energia que está sendo trocada pelo sistema com o meio exterior, sem fazer parte dele
  • Energia interna - é a energia que está no interior do sistema, fazendo parte dele

Nomeclatura:

U
Energia interna de um gás
R
Constante universal dos gases
T
Temperatura absoluta
n
Numero de mols do gás




Formulas!

U = 3/3. n.R.R
VARIAÇÃO U = Q - TRABALHO
V/T
Q + (recebeu calor)
Q - (cedeu calor)
Q = 0 (nada ocorreu)
VA. U + (temperatura aumentou)
VA. U - (temperatura diminuiu)
VA.U = 0 (não houve variação)
TRA + (ocorreu expansão,
 houve trabalho)
TRA - = (ouve compreensão,
Recebeu trabalho)
TRA. = 0 (não ouve variação,
não houve trabalho
Principio da conservação de energia:

Q = TRA + vari. Ei ou U

C (p ou v) = Q/ n . Vari. T

A formula acima serve para calcular a quantidade de calor recebida ou cedida .
Primeira Lei! A primeira Lei diz que o calor não se cria e nem desaparece, ele apenas se transfere em um processo de trabalho

Transformações:

  • Isotérmica - O gás tem o volume e a pressão alterados mas a temperatura ou energia interna permanece constante . Formula! Q = TRA

  • Isobárica - pressao constante Formula! TRA = p. (variável de volume) e Qp = n.c.p. variavel de temperatura 

  • Adiabádica - nao ha troca de calor entre o ambiente Formula! Variavel de Ei = - TRA ou TRA = variável de Ei

  • Isometrica - Quando o volume permacece constante Q = TRA

Relação dos gases :


  • Quando o gás aquele - Se a variação de temperatura for maior que 0 então a variação de energia interna também será
  • Quando o gás esfria - Se a variação de temperatura for menor que 0 entoa a variação de energia interna também será
  • Quando o gás não varias - Se a variação de temperatura for nula então a variação de energia interna também será

Grécia

A Grécia Antiga se localizava no sul da península balcanica, perto do mar mediterraneo. Graças a isso, o relevo é bem acidentado.

Povos:

Civiizações pré-helenicas - Anatólicos, Troianos, Micena e Cretenses.

Cretenses

Politica: Se concentravam em pequenos estados com um rei centralizado e divino. A burogracia fiscalizava os negócios.

A economia: Era baseada no comécio no litoral, onde se produziam vinos, oliveiras e a pecuaria. Por isso, a alimentação se dava pela pesca. A produção artesanal também estava incluida junto a exportação.

Mulher: Haviam mulheres deusas e elas frequentavam a sociedade, andavam bem vestidas e tinham liberdade.

Escravos: Eram pegos pelo comércio e podiam se casar com mulheres brancas.

Religião: Acreditavam em uma deusa mãe que era a fonte do bem e  mal. O povo fazia sacrificios com animais para os deuses, por acreditarem em receber proteção e amizade. Acreditavam também na vida depois da morte, por isso enterravam as pessoas com algum objeto que les eram de agrado.

Arte: Esse povo não estava preocupado em deixar sua marca na história . Eles se baseavam apenas no naturalismo. A pintura era a mais usada. No entanto a arquitetura não possuia beleza.

Anatólicos

Ocupavam uma região chamada anátolia, eram mais modestos e viviam numa política monárquica militarista.

Troianos:

Se concentravam ao norte da anátolia por volta de 1900a.c. Sua economia era a base agricola e pecuaria. Porém em 1280a.c, após manter relações comerciais com aques, foram invadidos pelos mesmos.

Mecenicos

Arte: Mesma que a dos cretenses

Religião: Adoravam os mortos pois acreditavam que ainda estavam vivos

Mulher: Não é valorizada e não tem liberdade

Estado: Os estados se constituiam em varias partes, existindo um monarca representando cada um. Só se unicam em caso de terem de lutar contra um inimigo comum.


Economia: Era baseada no comércio, saques, tributos dos povos conquistados pirataria. 

Mesopotamia e Egito

Economia: Tudo se resumia basicamente a agricultura administradas pelos templos e palácios que exigia inumeros trabalhos. Também tinha o comércio e o artesanato, que foi de vital importância para o desenvolvimento econômico. Existia o sistema de trocas ao invés de dinheiro.

Religião: Os povos acreditavam em vários deuses, sejam eles da terra, sol, água etc. Todos eram caracterizados por serem imortais, belos, inteligentes, fortes e previam o futuro.
Eles já comemoravam o ano novo, pois acreditavam na regeneração e comunhão entre homens e deuses para o próximo que viria.

Conflitos; Eram poucas terras ferteis e muitos desertos. Por conta disso, os nomades tentavam invadir essas terras para viver. Então, os povos mais fortes representavam essas terras e expulsava os mais fracos.

Impérios; Os impérios nada mais eram do que Estados, controlados pelo impérios, era um homem comum que vigiava seus suditos.


Egito

O tempo egipcio datasse por volta de 1000a.c, eles são posteriores aos mesopotamicos.

Economia: Ainda principalmente agricultura, mas já praticavam a pecuaria e artesanato.


Os faraós eram como deus na terra e aplicavam um regime que unia o governo e religião. 

Idade Média: Formação dos Estados

Introdução: Até o séc. XIV, o poder estava na mão dos senhores feudais. Já em XVI e XVII, o poder do estado se concentra  cada vez mais aos monarcas (rei, burguesia e parte da nobreza), assim a igreja acaba perdendo sua influencia e isso da origem ao absolutismo (poder nas mãos do rei).

Surgimento do Estado: Para que o estado surgisse, foi preciso unificar territórios e centralizar o poder nas mãos do um rei. Com isso, só ele quem poderia citar leis, houve o surgimento da Burocracia (que iria auxiliar o rei no governo), uma moeda única, para que o comercio circulasse melhor dentro do próprio país, um exercito único,  fazer com que o homem dependa do estado, pois toda a miséria que causara a Idade médias e reformas, o fizeram acreditar que um uma nova ordem

Novo Homem: Com o comércio aflorado, surgiu um novo tipo de desigualdade, onde uns prosperavam e outros eram trabalhadores assalariados.

De quem era o poder? - Uma parte acreditava que o rei era livre para fazer o que bem entendesse, outros acreditavam que tinha um certo limite.

Consequencias: Com esse novo sistema, os Estados começaram a ter medidas de expansionismo, o que desencadeou o inicio de guerras e conflitos por toda a Europa.

Pensadores e Filósofos:

  • Machiavel - Escreve o livro '' o príncipe '', onde escreve um manual de como o governante deve se impor
  • Hobbes - Ele acredita que o homem agora está sempre pensando em si mesmo, assim gerando conflitos
  • Hugo - Que somente a ordem ilimitada de um soberano colocaria em ordem uma nação.
  • Bordin - Acreditava que o Rei era como se fosse um Deus na terra, nada estava acima nem abaixo, apenas ele

Monarquia Espanhola:

  • XVI - Principal potencia por conta da guerra da reconquista, Carlos I consolidou o absolutismo e iniciou o processo de expansão
  • 1519 - Nomeado para Carlos V, sua posso já incluía vastos territórios na Europa, e pretendia formar um império. Porém, sempre entrava resistencia na França.
  • 1556 - Carlos V renuncia e divide entre seus dois irmãos: Fernando e Fernando II (Este, conquista Portugual e enfrenta Inglaterra)

Os muçulmanos ocupavam o sul da Espanha (Andaluz de granada), e os espanhóis o norte (Castela, Aragão, Navarra). Os do norte expulsam os muçulmanos e começa um conflito entre Castela e Navarra. Para resolver a situação, a rainha de Castela e o rei de Navarra se casam para unirem os dois reinos.

Absolutismo Frances:

Nesta época, havia muitos conflitos por religião que não deixava o Estado nascer. E foi no governo de Carlos IX que os católicos e huguenotos se assirraram ainda mais. Tendo como apoio a mãe do rei, tudo terminou na noite de são bartolomeu, onde milhares de protestantes foram mortos.

Quando ele morre, passa a reinar Henrique III, Henrique Guise queria governar e recebia o apoio de Henrique de Navara. Isso gerou uma guerra. Guise morre e Navarra sucede o trono.

  • Dinastia de bourbon

Henrique encontrou dificuldades em reinar por ser protestante, mesmo conseguindo tomar paris a oposição pede ajuda militar para Felipe II, rei da Espanha, retirando - o do trono.
Para resolver o problema, ele abandona o protestantismo e dita a frase '' Paris bem vale uma boa missa'', assim ele é recebido de portas abertas para governar.

O sistema de estado era;

Rei - Nobreza (exercito e funcionários administrativos que obedeciam) - Camada da burguesia e população comum (obedecia)

Absolutismo Ingles


Deu inicio no séc. XVI, quando Henrique VIII derrotou o poder da igreja e colocou sua reforma angelicana no lugar. Assim, o absolutismo avança pelo mercantilismo e pelas transformações e pelas transformações na agricultura. 

Thomas Morus

UTOPIA

Nesta obra de Hobbes More, ele cria uma sociedade aos olhos de um homem do séc XVI. Numa ilha vivem pessoas, onde não há propriedades, tudo é de todos. ou seja, voce poderia entrar na casa de alguém e ficar, da mesma forma que as pessoas poderiam ficar na sua. Onde as pessoas trabalham somente seis horas por dias e são reconhecidas. Não há lojas de consumo, ou seja tudo é produzido em casa em família, e a mesma deveria ter um numero padrão de indivíduos. Se houvesse mais em uma casa e menos na outra, algum deles deveriam ser transferidos. É importante destacar, a questão do amor, pois a família e o casamento não são algo construído, e sim montado. A mulher, poderia trabalhar e casar somente aos 18 anos.

Pode se concluir, que essa ''sociedade perfeita'', teria sentido apenas para o homem daquela época, pois hoje, tudo é individual. Cada um tem sua propriedade, sua família e seu casamento. As mulheres nessa utopia, ainda são tratadas como inferiores, visto que elas não podem trabalhar em certos cargos e que quando casasse, ainda sim teria que obedecer ao marido.

Não há um sociedade perfeita e ela não pode ser criada, pois as pessoas se formam em grupos de pensamentos diferentes, dentro de cada qual cada uma teria uma forma diferente de determinar o que seria uma sociedade perfeita para todos.

BIOGRAFIA


Thomas Morus, foi um dos grandes pensadores renascentistas e um homem de estado. Nascido em Londres em 1478, filho de John More e Agnes Graudner, Morus se tornou um advogado muito respeitado. Rapidamente passou a ocupar o cargo de parlamentar combativo na Camera dos Comuns. Sua carreira subia rapidamente, pois vivia próximo a família real,e acabou se tornando um chanceler na inglaterra. Obtendo tal cargo, Thomas foi extremamente eficiente e competente ao cumprir tarefas. A única coisa pela qual não concordava, era a questão do matrimonial, pois acreditava que poderia derrubar o catolicismo e acabou deixando o cargo. Em seguida, Henrique XIII foi nomeado rei da inglaterra e convocou Morus para fazer seu juramento de reconhecimento. Diante de uma recusa, Thomas Morus foi condenado a decapitação, tendo sua cabeça exposta a toda Londres por um mês. 

Maquiavel: Obra e Biografia

BIOGRAFIA

 Os Machiavelli eram de origem antiga da Toscana, os mesmos já tinham abandonaram Florença em 1260 mas voltaram e participaram de cargos públicos por mais tres seculos seguintes. O pai de Maquiavel, Bernardo Machiavelli, era jurisconsulto e tesoureiro, sua mãe, Bartolomea Nelli, ligava-se ás mais ilustres familias de Florença.

Seu filho, Niccoló Machiavelli, nasce em Florença a 3 de maio de 1469, em sua juventude, foi copista de Marcelo Virgílio Adriani, seu professor de literatura grega e latina. Mais tarde, com vinte e nove anos, é nomeado chanceler na segunda chancelaria e , enfim, secretario dos Dez magistrados da liberdade e da paz, cargo que fazia parte do governo da republica. Permaneceu por quatorze anos, e neste tempo, foi lhe confinada vinte e tres legaçoes no exterior.

Dentre essas missoes, Machiavelli tinha apenas que cuidar de um numero grande de negocios publicos. Não era muito influenciador ainda, tendo que apenas cumprir as ordens do Governo dos Dez. Porém, entre essas missões, a mais importante foi sem duivida

O PRINCIPE

Maquiavel é o primeiro a escrever sobre o Estado, e até mesmo usar esta palavra como a qual conhecemos hoje. Nesta obra, a política n é mais vista como algo que irá servir a deus, mas sim como irá servir a população. Na percepção do povo, o governante tinha que ser aquele quem era bondoso, que não mata e não comete injustiças. Mas Nicolau, com uma visão mais realista, diz que isso era o que deveria ser, mas que na verdade as coisas não são assim, que os governantes, tendem a fazer certas coisas que não vão agradar a maioria. Ele não age com ética, moral e nem religiosamente. Ele não pode ser um ditador, e sim um educador.

Ele conclui, que em todos os períodos da história, os homens ''são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos e ávidos de lucro'', e que isso, compoe a natureza humana.

DEVIA fazer de tudo para que o povo esteja ao seu lado, mas com sabedoria. Por exemplo, os súditos, em sua maioria, querem um governante piedoso e bondoso. mas se o mesmo agir dessa forma sempre e dizer sim a tudo, acabaria virando um caos. E é assim que Machiavelli escreve ''É melhor ser temido do que ser amado '' pois se é só amado, tudo é permitido. Mas se é só temido, Gera desespero e fúria. Mas que por segurança, era melhor ser temido.

 Também diz, que a fortuna pode levar levar um governante ao poder, mas para que ele se mantenha, é preciso ter a virtude.

Esses pensamentos, como outros, condiz muito bem com a nossa realidade, uma vez que essa obra foi usada como base para a criação de um sistema que não muda até hoje.


Precaução preferencia 

Da Idade Média a Reforma Protestante

Idade Média

Trabalho e comercio: As pessoas trabalhavam nos campos (feudo), onde tudo se produzia. Cada proprietário era dono do seu e exercia suas leis. Os feudos tinham uma boa distancia então não havia muita comunicação, sendo assim, não havia guerras. Mas as vezes se encontravam para fazer festas.
Naquela época, era rico quem possuía terras. Mas não se podia mudar de classe social. Quem nascia pobre morria pobre, quem nasce rico morre rico.

Poder: O poder estava todo concentrado nas mãos da igreja, ela era a coisa mais poderosa que existia. O que era certo ou errado, era tudo decidido por ela. E tudo que fosse contrariado, era repreendido.

Educação e Ideias: Para a igreja, tudo que fugia do conceito de Deus, de Deus no centro de tudo, era considerado pecado. Então, a ciencia não se desenvolvia. Galileu e Nicopernnio são um exemplo disso, Nico começou estudos que já era antigos, de que o Sol na verdade, não girava em torno da Terra, e sim o oposto. Mas ele não publicou suas ideias por medo da igreja. Já Galileu o fez, junto as suas ideias. Porém, isso fugia do conceito de que a Terra era o centro, por que nos ''somos previlegiádos e únicos''. Então ele foi perseguido, foi obrigado a negar suas ideias, suas obras foram queimadas e o mesmo só não foi também pois ele tinha influencia e amigos dentro da igreja.

Outra coisa é a questão do analfabetismo, até os nobres reis eram analfabetos. Os únicos que tinham conhecimento eram os Batas (cobradores de impostos). E as únicas escolas que tinham era para formar ''funcionários de Deus''. Então, o povo naquela época era um povo ingenuo e alienado. Eles não sabiam ler Latim para interpretar a bíblia, eles não sabia contar para saber que o que eles estavam pagando era justo.


Séc. XIII

É nessa época que algumas coisas começam a mudar.

Trabalho e comercio: O comercio cresce nos mares e assim surge uma nova classe social: A Burguesia (a classe capitalista).

Poder: Continua sendo a Igreja.

Educação e Ideias: Começam a surgir novas universidades, cursos de Teologia e posteriormente poesia e musica. Claro que tudo foi vigiado pela igreja.

Idade Moderna (Era do Renascimento)



Renascimento significa renascer, o renascer do homem, o surgimento de um novo homem.

Trabalho e comercio: Agora a mudança de classe social surge, começo do capitalismo.

Poder: A influencia da igreja cai

Educação e Ideias: Antes de tudo, devemos saber que um dos motivos para que a renascença iniciasse foi a criação da imprensa por Gutemberg. Graças a ele, a bíblia foi traduzida e assim as pessoas podem tirar suas próprias conclusões sobre o que lá está escrito. Temos a chegada dos Iluministas (pensadores materialistas, críticos da igreja, intelectuais e a favor da educação para todos). Agora, o homem está mais crítico, curioso, individualista, atrevido, criador, racional, ele se torna perigoso para a igreja. Agora, as pessoas procuram novos conhecimentos fora da bíblia, e isso muda as artes, filosofia  e avança a ciencia.

Artes: Surge artistas como Leonardo da Vinc, Michelangelo. As técnicas e formas de pintar mudam. Temos agora a presença de corpos nus, realismo nos rotos das pessoas, pinturas a oleo

Ciencia: Com um espirito mais racional e critico, o homem consegue separar a fé e a ciencia. Fazendo a segunda evoluir. Agora temos o uso das medidas, observaçoes, calculos etc. O renascimento tirou o monopólio das explicações das coisas do mundo.

Reforma Religiosa:  Foi a época em que a igreja queimou hereges, perseguiu pessoas etc.

Reforma Protestante:


  • Lutero - A Igreja propos aos fieis que pagasse seus pegados com dinheiro (indigencias). Queriam vender a natureza como o ceu, a terra etc. Passado um tempo, Lutero vai visitar o Váticano e fica maravilhado com tanta beleza, tanto ouro. Mas por outro fica intrigado com tanta miséria do povoado. Diante disso, Lutero começa a criticar a igreja a partir das 95 teses que escreve e poe nas portas das igrejas. Logo, a igreja o prende e lá ele traduz a biblía para o alemão. Sua principal doutrina dizia que fé vinha de Deus, assim como seu perdão. Sua influencia estava presente na Noruega, Suécia e Dinamarca
  • Cavin - Baseada nas teses de Lutero só que de uma forma mais radicalizada. Ele dizia que os jogos deveriam ser proibidos, e que o homem somente trabalha para ter a glória de deus, não há lazer. O calvinismo se expandiu para onde a burguesia era forte, pois ele dizia que não se deveria ter vergonha de acumular riquezas, ao contrário do que se dizia a igreja. Sua influencia estava presente na Escócia, França e Inglaterra
  • Igreja Angelicana (Henrique XVIII) - 

Célula: Membrana Plasmática

Membrana Plasmática: A membrana plasmática ou plasmalena

Funções: permabilidade seletiva, envoltório celular e protetor.

Formação: bicamada de fosfolipidios, lipidios e proteína.
 Os fosfolipidios são moléculas organicas e são formadas por duas regiões especificas:

O - É o grupo polar, ele é hidrofilico, ou seja, ele gosta de água.

I - Essas caldas se chamam hidrofólicas, ou seja, ele não gosta de água pois é formada por gordura.

Por isso, a passagem de água se da por meio das proteínas. Os tipos de proteínas das membranas variam de célula para célula e também de suas partes. Há aquelas que se fixam outras moléculas a membrana, as enzimas (substancias que realizam reações químicas).

Envoltórios externos a membrana:

A membrana plasmática tem 75 anstrons, ou seja, ela é extremamente fina e delicada, por isso, dentro desta membrana existe a parede celular  e o glicocálix, para dar uma proteção a mais.

Glicocalix: Nos animais, vamos encontrar apenas o glicocálix, que tem proteínas, lipidios etc. Ele, além de proporcionar resistencia a membrana, ele é muito importante para fazer uma transferencia de orgãos. Cada pessoa contém um glicocálix diferente, porém, quanto mais semelhante for, menor a possibilidade do orgão ser rejeitado. Entre outras funções como proteção aos agentes físicos e químicos do meio externo, capacidade das células se reconhecerem e reter nutrientes. É formado por uma camada frouxa de glicídios, associado aos lípidios e as proteínas da membrana.

Parede Celular: A parede celular é uma estrutura mais rígida que o glicocalix e tem menor possibilidade de modificar sua forma, não exercendo controle sobre as substancias que entram ou saem dela. Nas bactérias e nas canobactérias, a parede celular é formada basicamente por uma substancia: o peptidoglicano (molécula grande constituída por moléculas de açucares associados a aminoácidos).Em algumas bactérias existem, além da parede celular, a cápsula de composição química que varia de espécie para espécie. Nos fungos, a parede é composta por quitina. Nas plantas, principalmente por celulose. Em uma célula vegetal jovem, a parede é muito fina e chamamos de parede celular primária. Seu espaço é denominado lúmen celular e é ocupado pelo protoplasma, a parte mais vital da célula. Na célula adulta, ela pode apresentar espasamentos, devido a novos depósitos de materiais e chamamos de parede celular secundária, formada pela deposição de um material por dentro. A união entre as células vegetais é feita pela lamela média, composta por pectato de cálcio e MG. É cacteristíco das células vegetais a presença e pontes de contato entre células vizinhas, onde não há deposição de celulose. Essas pontes são denominadas plasmodemos, há intercambio de material entre as células. Em geral a parede celular pode ser basicamente de sílica ou de celuliosa.

Processos de entrada e saída da membrana plasmática:

Passagem passiva: É uma passagem que não ocorre o uso de energia, divide - se em dois tipos : Difusão e Osmose

Há dois tipos de divisão: Difusão simples e facilitada.

Simples: Quando o soluto sai facilmente pela bicamada. O tamanho das partículas que podem passar pela bicamada vai depender do diametro dos poros. A partir de certo tamanho, a passagem vai ficando mais lenta, até que ocorra a passagem por difusão facilitada.

Facilitada: Quando o soluto tem dificuldades de passar pela bicamada, ela vai precisar da ajuda das células permeases .

Osmose: É a passagem de água pela membrana, ou seja, o solvente passa do meio menos concentrado para o mais concentrado. O meio mais concentrado de soluto, chamamos de hipertonico e o meio menos concentrado chamamos de hipotonico, e se os dois meios estiverem concentrados igualmente eles são chamados de isotonicos.A passagem de água através da membrana é mais rápida do que o esperado porque ela não ocorre só pela camada fosfopidica. As células possuem proteínas chamadas aquaporinas, nas quais ocorram canais de passagem para a molécula de água. A água gosta de diluir, ou seja, ela vai sempre se locomover para onde há mais solvente. A pressão com que a água é forçada a atravessar é conhecida por pressão osmotica. E ela pode ser medida por um aparelho chamado osmometro. A pressão osmótica depende da diferença entre as concentrações das duas soluções e será tanto maior quanto maior for essa diferença. A pressão contrária exercida nas plantas, por exemplo, chamamos de pressão de fugor. A osmose pode provocar alterações de volume celular. Caso seja colocada em um meio de maior concentração, ela perde água e murcha. Se estiver em um meio mais diluido (hipotonico), absorve água por osmose e aumenta de volume, podendo romper. O excesso de água é eliminado pelo aumento de frequencia dos batimentos do vacúlo pulsátil. Quando a pressão é nula, ou seja, a parede celular não fica pressionada nem para fora nem para dentro, diz-se que a célula está flácida. O citoplasma e a membrana acompanham a contração do vacúolo e separam-se da membrana celulósica, chamamos esse processo de plasmolise e corre em células vegetais.

Plasmolise - sempre que a célula vegetal murcha

Desplamose - quando ela ganha água e desmurcha

Passagem ativa: Quando a célula precisa de energia para realizar o transporte  e é sempre do meio menos concentrado para o mais concentrado. Temos os (K+) e (NA+), eles tentam manter um equilibrio dentro da célula pela bomba de sódio e potásio.

Transporte de substancias maiores:

Endocitose:

Fagocite - dissolve moléculas maiores, os fagossomos

Pinossite - dissolve moléculas menores como os liquidos, pinossomos


Exocitosse: Processo chamado de clasmositose, onde as células irão eliminar residuos, secreções importantes. 

Células: Citoplasma

O citoplasma vem depois da membrana plasmática e é formada por um hialoplasma, e dentro dele vamos encontrar as organelas celulares. Elas quem trabalham para o bom funcionamento da célula e consequetimente da nossa vida.
Citoesqueleto - ele funciona como um ''arame'' dentro da célula ajudando a manter sua forma, força e movimento, e como um trilho onde elas vão se movimentando.

Microtubulos: formado por uma proteína chamada tubulina, sua função é o suporte estrutural da célula e a formação de centriolos, cilios e flagelos, dando sustentabilidade a célula.

Centriolos: são organelas NÃO membranosas e participam do progresso de divisão celular, eles estão dispostos perpendicularmente entre si e localizados próximo ao núcleo em uma região denominada centro celular ou centrossomo. Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica composta de nove grupos de tres microtúbulos proteícos. Centriolos alongados e modificados dão origem a dois tipos de estruturas celulares: os cílios e os flagelos:

São estruturas móveis encontradas em células de diversos seres vivos. Os cílios são curtos, e os flagelos longos, porém, os dois podem ser relacionados a locomoção e a remoção de impurezas. Eles tem a função básica de promover a movimentação do líquido circundante, de modo a proporcionar obtenção de alimento. Portanto, os cílios e os flagelos são compostos de nove grupos de dois microtubos prerífericos e de um grupo de dois microtubulos centrais.

Microfilamento - Responsáveis pelos movimentos celulares, são formados por uma proteína chamada globular actina, sua função é participar da movimentação dentro do citoplasma e do processo de separação e de célular, e juntamente com a proteína miosina, formam os principais componentes contráteis das células.

Filamentos intermediários - são formados por proteínas fibrosas, e são relacionados a queratina, sua função é dar resistencia a célula e participam das junções entre células.

Ribossomos - Eles são pequenas glandulas que podemos encontrar dentro das mitocondrias, dos cloroplastos, espalhados pelo citoplasma ou aderidos ao R.E.R; Sua formação é síntese proteica, são eles que irão construir proteínas dentro do citoplasma. Possuem e um ácido ribonucleico: o  RNAr. Para a síntese de proteínas ocorrero ribossomo deve associar-se a uma molecular de outro tipo de ácido nucleico, o RNAm, contendo informação genética. O rimossomo associa-se a esse RNAm e desloca-se sobre ele, traduzindo a sua informação. A medida que o ribossomo se desloca, a proteína vai senDO formada, associada a subunidade maior. Outro ácido que participa desse processo é o RNAt.

Polissomos (vários rimossomos ligados ao mesmo RNAm)e assim, são formados várias moléculas proteicas identicas.

Peroxissomos - São organelas membranosa, suja principalmente função é a oxidação de O2, principalmente de ácido, só que nesse processo, ele libera substancias toxicas, como a água oxigenada, e para que a célula não se infecte, os peroxissomos formam uma enzima chamada catalase, que vai transformar tudo em água e oxigenio. Eles também está envolvido na desintoxicação do corpo, cerca de 25% de álcool que injerimos é degradado pelos peroxissomos.

Reticulo Endoplásmatico: O R.E é responsável pelo transporte dentro da célula.

G - é responsável pela síntese proteica de proteínas, e é denominado ergastoplasma desenvolvido em células que tem funçaõ secreção, como o pancreas.

L  - síntese de esteroides, também atua na degradação do álcool ingerido em bebidas alcoólicas.

Complexo Goldiense

É responsável pelo armazenamento das substancias produzidas pela célula.

Mitocondrias: Um conjunto de mitocondrias é chamado de condrioma. Cada mitocondria é formada por membrana externa e interna, cristais mitocondriais e matriz mitocondriais. O numero vária conforme as atividades metabolicas de cada individuo.

Para que ela possa exercer sua função, a primeira etapa não se usa o gas oxigenio, já na segunda se usa. Sua reação é: C(6) H (12) 60 (2) - 6 CO (2) + 6 HO + energia.

A cavidade interna da mitocondria é formada por DNA e RNA 







Núcleo da Célula

É no núcleo da célula em que se concentra o DNA (gene), que vão controlar a célula em suas atividades, e dar características a cada ser e está presente apenas nos eucariotos

N° e Forma

Monucledada - uma célula

Binucleda - duas

Multinucledas - tres ou mais

Anucledadas - sem

O núcleo geralmente é arredondado e existem dois tipos:

Interfáse (não esta em divisão)

Intáfisico (possui carioteca, cromatina, cariolinfa e nucleolo)

Carioteca: a carioteca possui poros que são chamados de ''annulli''. São eles que vão permitir a troca de substancias entre núcleo e citoplasma (transporte). E por conta do complexo de proteína contido em cada poro, se permite permabilidade seletiva de substancias no núcleo.

Cromatina: Presente no nucleoplasma, a cromatina é uma massa fina e longa que não se individualiza, somete apenas quando se divide. Enquanto jovem é grande mais cresce vai diminuindo e engrossando.

  1. Heterogromatina - Mais corada e não há transcrissão genetica
  2. Eurocromatina -  Menos corada e há transcrissão

Cromossomos: Proteína simples + Moléculas de DNA = Proteínas conjugadas (cromatina)

  1. Cromatina descondensada - possui atividade e é chamadada de eurocromatina
  2. Cromatina condensada  - não possui atividade e é chamada de heterocromatina
  3. Tipos:  Metacentricos, Atrocentrico, Submetacenicos e telocetricos.

Núcleolo


  1. Formação - RNAr associados a proteínas
  2. Funsão - Atua como fonte R.N.pro, dando origem a ribossomos, organelas. E quanto maior for sua ação na produção de proteínas, mais desenvolvido será o núcleolo.
  3. Estrutura nucleolar -
  4. Zona fibrilar - contém DNA
  5. Zona granular - contém partículas que irão formar os rimossomos.


Carioteca: Ela é o envoltório núcleo formando duas camadas lipoprotéicas

Herança do Sexo

Cada pessoa nasce com com 23 pares de cromossomos (46) , sendo 23 de origem paterna e 23 materna. Na hora da distribuição, sabemos que os genes da mulher são homogaméticos, pois seus genes são XX. Já o homem é heterogaméticos, pois seus genes são XY. Lembrando que pela mulher ter dois cromossomos XX, ela será sempre homozigota ou heterozigota. Já o homem será sempre hemizigoto.

Temos algumas doenças que também são causadas pela herança do sexo. Ela ocorre na meiose (divisão das células), que é quando o individuo vai acabar ficando com um cromossomo a mais ou a menos em qualquer par de cromossomos. Por exemplo a síndrome de down, que no 21° par, temos 3 cromossomos. Veja a tabela com outas doenças causadas por esse problema da divisão:

21
SINDROME DE DOWN
13
SINDOME DE PATAU
18
SINDOME DE EDUWARD
XXY
SINDROME DE KLINEFELTER
XO
SINDROME DE TURNER


Quando temos o exesso ou falta de cromossomos, temos doenças relacionadas a deficiencia mental, retardo etc. Já quando temos a caracterização do x e y, temos a '' troca '' de corpos e problemas de reprodução, ou seja, a pessoa é estéril. 

Genética

Para entendermos melhor a genética, assim como qualquer ramo cientifico, é preciso ter conhecimento de algumas palavras e conceitos:
Fenótipo
Ele vai dar características como a cor dos , cabelo, altura etc. E ela depende do gene e do meio
Homosigoto
Possui dois genes alelos iguais
Heterosigoto ou Ibrido
Possui dois genes iguais
Dominante
Basta uma cópia para expressar as características dadas, ou seja, do pai e da mãe
Recessivo
2 cópias para expressar
Hemizigoto
Indivíduo diplóide, portador de apenas um alelo de determinado gene.

O gameta da mulher é homogamético

O do homem é heterogamético

Trisomia

21 - Sindrome de Down

18 - Sindrome de Pata

XXY - Sindrome de Ewards

X - Sindrome de Turner


Quando temos o exesso ou a falta de cromossomos, temos complicasões gravez com o retardo mental 

DNA e RNA

14:18
Sua divisão é a seguinte: O DNA original vai produzir dois novos DNAs, e para isso, cada DNA novo vai receber um fitinha sua
O DNA é fomado por grupos nucleoidios, sendo cada um formado por: fosfáto, açucar e base nitrogenada eé ele quem vai definir nossas características de espécie, como se fosse um código de definição.  Essa base nitrogenada pode ser dividida entre bases puricas (ademina e guanina) e bases primidinas (citosina e timina).

A quantidade de nucleotidios de A sempre vai ser igual a de G, assim como C=T, pois nos dois casos estão parelados.
Texto alternativo gerado por máquina: o  Duas cadeias  de nucleotldeos  orientam-se em  direções opostas.  o  Entre as  bases ocorre  o pareamento  de A com T  e de C corn G.  Açúcar  Nucleotideo Base  Fosfato  3  As bases ligam-se,  formando de raus  de wna escaga  helicoidal.  O  As duas cadeias  estão enroladas  formando  uma dupla  hélice.
Já o RNA trabalha para o DNA, só que sua forma corresponde a um fio de telefone e em vez do Adinina ligar com a Tinina, ela vai ligar com a Utinina. Em relação a base nitrogenada do RNA, ao invez de usarmos a T, usamos a U (uracila).

Quanto a sua forma o RNA é formado por uma fita ao invez de duas e é menos em relaçã ao DNA.

  • Tipos: r (produz rimossomos que fazem a sintese proteíca), m (leva informações de DNA para o citoplasma), t (transporta substancias comandadas pelo DNA)
Texto alternativo gerado por máquina: Cytosine  Guanine  Adenine  uraCil  Nucleobases  of RNA  Nucleobases  Base par  helix of  sugar-phosphates


Existem tres tipos de RNA: o RNAm (que vai mandar mensagens dizendo que substancias precisa), o RNAt (que vai transportar ácidos), e o RNAr (que vai ajudar na produção de proteínas na cromatina).

Conceitos Básicos da Química

A  química estuda a matéria. Primeiramente, vamos conhecer sua relação com a água.


Texto alternativo gerado por máquina: fusäo  solidificaeäo  sublimacäo  vaporizaqäo  liquefaqäo

Como podemos ver, a água em estado liquido é quando ela esta em ''ambiente'' e seus átomos
estão estáveis. Tudo vai depender do fazemos com ela, por exemplo, se esquentarmos essa
Água, ela vai entrar num processo de vaporação, entrar em estado gasoso e seus átomos vão estar espalhados pelo ar. Já quando Colocamos essa água no congelador, seus átomos vão se agrupar num processo de fusão.

*REPRESENTAÇÃO EM UMA ESCALA

Texto alternativo gerado por máquina: Temperatura  100  Tempo

Aqui, temos uma representação das temperaturas em forma de escalas:

A
Água em estado sólido para o ambiente
B
Água em estado ambiente
C
Água em estado ambiente para o gasoso
D
Água em estado gasoso
E
Água em estado gasoso

Substancias e Fenomenos

Uma substancia simples é aquela que não precisa de dois elementos químicos , como AL (aluminio), Fe (Ferro). Já a composta por dois elementos químicos, como H20 (Água), pois é composta por Hidrogenio e Oxigenio.

Um fenomeno físico é aquele que não sofre mudanças quando algo acontece por exemplo o papel, que não deixa de ser papel quando é rasgado ou rabiscado. Já o químico, é aquele que sofre modificações. Como a água, que pode ser
Transformada em sucos, vinhos etc.

Misturas Homogenias e Heterogenias

Uma mistura homogenia é aquela que não precisa de fases para se transformar, ela simplesmente é, como a água.

Já na preparação de um suco, é preciso duas fases para que sua transformação ocorra.