sábado, 23 de maio de 2015

Idade Média: Formação dos Estados

Introdução: Até o séc. XIV, o poder estava na mão dos senhores feudais. Já em XVI e XVII, o poder do estado se concentra  cada vez mais aos monarcas (rei, burguesia e parte da nobreza), assim a igreja acaba perdendo sua influencia e isso da origem ao absolutismo (poder nas mãos do rei).

Surgimento do Estado: Para que o estado surgisse, foi preciso unificar territórios e centralizar o poder nas mãos do um rei. Com isso, só ele quem poderia citar leis, houve o surgimento da Burocracia (que iria auxiliar o rei no governo), uma moeda única, para que o comercio circulasse melhor dentro do próprio país, um exercito único,  fazer com que o homem dependa do estado, pois toda a miséria que causara a Idade médias e reformas, o fizeram acreditar que um uma nova ordem

Novo Homem: Com o comércio aflorado, surgiu um novo tipo de desigualdade, onde uns prosperavam e outros eram trabalhadores assalariados.

De quem era o poder? - Uma parte acreditava que o rei era livre para fazer o que bem entendesse, outros acreditavam que tinha um certo limite.

Consequencias: Com esse novo sistema, os Estados começaram a ter medidas de expansionismo, o que desencadeou o inicio de guerras e conflitos por toda a Europa.

Pensadores e Filósofos:

  • Machiavel - Escreve o livro '' o príncipe '', onde escreve um manual de como o governante deve se impor
  • Hobbes - Ele acredita que o homem agora está sempre pensando em si mesmo, assim gerando conflitos
  • Hugo - Que somente a ordem ilimitada de um soberano colocaria em ordem uma nação.
  • Bordin - Acreditava que o Rei era como se fosse um Deus na terra, nada estava acima nem abaixo, apenas ele

Monarquia Espanhola:

  • XVI - Principal potencia por conta da guerra da reconquista, Carlos I consolidou o absolutismo e iniciou o processo de expansão
  • 1519 - Nomeado para Carlos V, sua posso já incluía vastos territórios na Europa, e pretendia formar um império. Porém, sempre entrava resistencia na França.
  • 1556 - Carlos V renuncia e divide entre seus dois irmãos: Fernando e Fernando II (Este, conquista Portugual e enfrenta Inglaterra)

Os muçulmanos ocupavam o sul da Espanha (Andaluz de granada), e os espanhóis o norte (Castela, Aragão, Navarra). Os do norte expulsam os muçulmanos e começa um conflito entre Castela e Navarra. Para resolver a situação, a rainha de Castela e o rei de Navarra se casam para unirem os dois reinos.

Absolutismo Frances:

Nesta época, havia muitos conflitos por religião que não deixava o Estado nascer. E foi no governo de Carlos IX que os católicos e huguenotos se assirraram ainda mais. Tendo como apoio a mãe do rei, tudo terminou na noite de são bartolomeu, onde milhares de protestantes foram mortos.

Quando ele morre, passa a reinar Henrique III, Henrique Guise queria governar e recebia o apoio de Henrique de Navara. Isso gerou uma guerra. Guise morre e Navarra sucede o trono.

  • Dinastia de bourbon

Henrique encontrou dificuldades em reinar por ser protestante, mesmo conseguindo tomar paris a oposição pede ajuda militar para Felipe II, rei da Espanha, retirando - o do trono.
Para resolver o problema, ele abandona o protestantismo e dita a frase '' Paris bem vale uma boa missa'', assim ele é recebido de portas abertas para governar.

O sistema de estado era;

Rei - Nobreza (exercito e funcionários administrativos que obedeciam) - Camada da burguesia e população comum (obedecia)

Absolutismo Ingles


Deu inicio no séc. XVI, quando Henrique VIII derrotou o poder da igreja e colocou sua reforma angelicana no lugar. Assim, o absolutismo avança pelo mercantilismo e pelas transformações e pelas transformações na agricultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário