sábado, 23 de maio de 2015

África antes do séc. XV

Organização Social 

Existiam sociedades patriarcais, onde se tinha como referencia a figura masculina. Mas também as matriarcais onde a mulher era a referencia. A família era sagrada para esses povos.

Organização Política

Era diversificado, existiam pequenas aldeias que caçavam e coletavam a vastos impérios como o Egito, o Mali, Songai, Oió, Axante e Daomé.
Tanto na Família como na política, havia a existência de uma figura mais velha, pois era sinônimo de experiencia.

Atividades Econômicas 

Se baseavam no cultivo de alimentos e pecuária. Tínhamos dois tipos de comércio em:

- Curta distancia: Realizado entre aldeias e cidades perto e eram produtos cotidianos

- longa distancia: Se realizavam em diferentes pontos e eram produtos como ouro, ferro etc.

Religiões 

As mesmas se baseavam na relação entre o homem e o espiritual. Essa crença tinha grande impacto na sociedade como um todo.

O cristianismo foi surgir no séc. 1 no Egito. E o Isla foi espalhado no norte da África pelos Arabes no séc. VII, sendo no séc. XV a religião oficial de alguns reinos.

Reinos Africanos 

- Marrocos: Eram um tipo de mulsumanos que foram resistentes mesmo com as invasões portuguesas . Se expandiram em direção em direção ao Níger e depois a um rio de Saara, onde acabaram com a heremonia do Império Songai.

- Império Otomano: Sendo seu nome como influencia do fundador, esses povos são decendentes de turcos Islamicos. Estabeleceram o sultanato e durou até 1923.

- Étiópia: Se formou no séc. XIII e sofreram ataque dos Islamicos. Se aliando aos portugueses, porém não se afastaram de suas raízes.

- Benin: Se concentrava no litoral da África no séc. 13. Seu povo fez surgir a cidade de Benin que se encontra hoje na atual Nigéria. Eles se expandiram e dominaram, se tonando uma capital importante com a ajuda do mercantilismo.

- Manomotapa: Foi construído em 1430 e foi abandonado. Porém permaneceu como centro religioso e prosperou por conta do comércio. Acabou em 1629.

O reino Congo 

Foi formado por uma aliança de povos e era dividido em províncias, distritos  e aldeias.

Poder: 

Mani Congo (Rei) - Governador - Chefes das Aldeias - Famílias tradicionais - Famílias comuns

Economia 

Era baseada na agricultura, produção de ferro e na exploração do mesmo e sal no literal entre outros. Eles poderiam usar também os zimbos, que eram como moedas de troca.

A cristianização do reino do congo 

Os povos dali receberam bem os portugueses até se converteram. Porém isso não os impediu de serem escravizados.

Feitorias Afrricanas 

Os portugueses tinham como o objetivo obter ouro. Mas por resistencia os povos não queriam contar onde estava, fazendo com que no começo a colonização fosse pacifica  

Nenhum comentário:

Postar um comentário