sábado, 23 de maio de 2015

Células: Citoplasma

O citoplasma vem depois da membrana plasmática e é formada por um hialoplasma, e dentro dele vamos encontrar as organelas celulares. Elas quem trabalham para o bom funcionamento da célula e consequetimente da nossa vida.
Citoesqueleto - ele funciona como um ''arame'' dentro da célula ajudando a manter sua forma, força e movimento, e como um trilho onde elas vão se movimentando.

Microtubulos: formado por uma proteína chamada tubulina, sua função é o suporte estrutural da célula e a formação de centriolos, cilios e flagelos, dando sustentabilidade a célula.

Centriolos: são organelas NÃO membranosas e participam do progresso de divisão celular, eles estão dispostos perpendicularmente entre si e localizados próximo ao núcleo em uma região denominada centro celular ou centrossomo. Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica composta de nove grupos de tres microtúbulos proteícos. Centriolos alongados e modificados dão origem a dois tipos de estruturas celulares: os cílios e os flagelos:

São estruturas móveis encontradas em células de diversos seres vivos. Os cílios são curtos, e os flagelos longos, porém, os dois podem ser relacionados a locomoção e a remoção de impurezas. Eles tem a função básica de promover a movimentação do líquido circundante, de modo a proporcionar obtenção de alimento. Portanto, os cílios e os flagelos são compostos de nove grupos de dois microtubos prerífericos e de um grupo de dois microtubulos centrais.

Microfilamento - Responsáveis pelos movimentos celulares, são formados por uma proteína chamada globular actina, sua função é participar da movimentação dentro do citoplasma e do processo de separação e de célular, e juntamente com a proteína miosina, formam os principais componentes contráteis das células.

Filamentos intermediários - são formados por proteínas fibrosas, e são relacionados a queratina, sua função é dar resistencia a célula e participam das junções entre células.

Ribossomos - Eles são pequenas glandulas que podemos encontrar dentro das mitocondrias, dos cloroplastos, espalhados pelo citoplasma ou aderidos ao R.E.R; Sua formação é síntese proteica, são eles que irão construir proteínas dentro do citoplasma. Possuem e um ácido ribonucleico: o  RNAr. Para a síntese de proteínas ocorrero ribossomo deve associar-se a uma molecular de outro tipo de ácido nucleico, o RNAm, contendo informação genética. O rimossomo associa-se a esse RNAm e desloca-se sobre ele, traduzindo a sua informação. A medida que o ribossomo se desloca, a proteína vai senDO formada, associada a subunidade maior. Outro ácido que participa desse processo é o RNAt.

Polissomos (vários rimossomos ligados ao mesmo RNAm)e assim, são formados várias moléculas proteicas identicas.

Peroxissomos - São organelas membranosa, suja principalmente função é a oxidação de O2, principalmente de ácido, só que nesse processo, ele libera substancias toxicas, como a água oxigenada, e para que a célula não se infecte, os peroxissomos formam uma enzima chamada catalase, que vai transformar tudo em água e oxigenio. Eles também está envolvido na desintoxicação do corpo, cerca de 25% de álcool que injerimos é degradado pelos peroxissomos.

Reticulo Endoplásmatico: O R.E é responsável pelo transporte dentro da célula.

G - é responsável pela síntese proteica de proteínas, e é denominado ergastoplasma desenvolvido em células que tem funçaõ secreção, como o pancreas.

L  - síntese de esteroides, também atua na degradação do álcool ingerido em bebidas alcoólicas.

Complexo Goldiense

É responsável pelo armazenamento das substancias produzidas pela célula.

Mitocondrias: Um conjunto de mitocondrias é chamado de condrioma. Cada mitocondria é formada por membrana externa e interna, cristais mitocondriais e matriz mitocondriais. O numero vária conforme as atividades metabolicas de cada individuo.

Para que ela possa exercer sua função, a primeira etapa não se usa o gas oxigenio, já na segunda se usa. Sua reação é: C(6) H (12) 60 (2) - 6 CO (2) + 6 HO + energia.

A cavidade interna da mitocondria é formada por DNA e RNA 







Nenhum comentário:

Postar um comentário