sábado, 23 de maio de 2015

Maquiavel: Obra e Biografia

BIOGRAFIA

 Os Machiavelli eram de origem antiga da Toscana, os mesmos já tinham abandonaram Florença em 1260 mas voltaram e participaram de cargos públicos por mais tres seculos seguintes. O pai de Maquiavel, Bernardo Machiavelli, era jurisconsulto e tesoureiro, sua mãe, Bartolomea Nelli, ligava-se ás mais ilustres familias de Florença.

Seu filho, Niccoló Machiavelli, nasce em Florença a 3 de maio de 1469, em sua juventude, foi copista de Marcelo Virgílio Adriani, seu professor de literatura grega e latina. Mais tarde, com vinte e nove anos, é nomeado chanceler na segunda chancelaria e , enfim, secretario dos Dez magistrados da liberdade e da paz, cargo que fazia parte do governo da republica. Permaneceu por quatorze anos, e neste tempo, foi lhe confinada vinte e tres legaçoes no exterior.

Dentre essas missoes, Machiavelli tinha apenas que cuidar de um numero grande de negocios publicos. Não era muito influenciador ainda, tendo que apenas cumprir as ordens do Governo dos Dez. Porém, entre essas missões, a mais importante foi sem duivida

O PRINCIPE

Maquiavel é o primeiro a escrever sobre o Estado, e até mesmo usar esta palavra como a qual conhecemos hoje. Nesta obra, a política n é mais vista como algo que irá servir a deus, mas sim como irá servir a população. Na percepção do povo, o governante tinha que ser aquele quem era bondoso, que não mata e não comete injustiças. Mas Nicolau, com uma visão mais realista, diz que isso era o que deveria ser, mas que na verdade as coisas não são assim, que os governantes, tendem a fazer certas coisas que não vão agradar a maioria. Ele não age com ética, moral e nem religiosamente. Ele não pode ser um ditador, e sim um educador.

Ele conclui, que em todos os períodos da história, os homens ''são ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos e ávidos de lucro'', e que isso, compoe a natureza humana.

DEVIA fazer de tudo para que o povo esteja ao seu lado, mas com sabedoria. Por exemplo, os súditos, em sua maioria, querem um governante piedoso e bondoso. mas se o mesmo agir dessa forma sempre e dizer sim a tudo, acabaria virando um caos. E é assim que Machiavelli escreve ''É melhor ser temido do que ser amado '' pois se é só amado, tudo é permitido. Mas se é só temido, Gera desespero e fúria. Mas que por segurança, era melhor ser temido.

 Também diz, que a fortuna pode levar levar um governante ao poder, mas para que ele se mantenha, é preciso ter a virtude.

Esses pensamentos, como outros, condiz muito bem com a nossa realidade, uma vez que essa obra foi usada como base para a criação de um sistema que não muda até hoje.


Precaução preferencia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário